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Sites educativos

13-12-2010 13:52

 Leãozinho

Neste site brasileiro descobrem-se coisas incríveis, que muitas crianças e adultos não sabem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração dos Direitos da Criança, …pequenos filmes como o Mundo Mágico da Cidadania, …, jogos (da forca, da memoria, palavras cruzadas, …), música, ...

Freudenthal institute

O Instituto Freudenthal realiza e investiga na área da educação da matemática. O seu objectivo principal é o de compreender e melhorar o ensino da matemática, em particular, a nível do pré-escolar, primário, secundário, e profissional. Este website constitui um dos exemplos de aplicações interactivas chamadas applets, que podem ser utilizadas como actividades na escola ou em casa.

The table trees

Site em inglês, de como fazer contas multiplicar

Canal Zonix

Site elaborado e criativo para as crianças, com uma inter-acção muito atractiva. Apresenta actividades de matemática, estudo do meio e português.

Alice no País das Maravilhas

Apresenta actividades como ler e ouvir a história, desenhar ilustrações, inventar o final do capítulo (o campo de críquete da rainha), utilizar as ilustrações para fazer o reconto da história, legendar as ilustrações, jogos, ligações a outros sites. Site muito criativo com ilustrações encantadoras.

Canal kids

Canal kids é um site brasileiro elaborado com muita animação, apresentando jogos, actividades, passatempos, curiosidades, (que entre muitas outras coisas fala de teatro, alimentação, astronomia, de maneira divertida educativa), …

Historia do dia

Site recomendado pelos: Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Instituto Camões, Programa Nónio Século XXI  e Rede de Bibliotecas Escolares. Apresenta uma história diariamente escrita pelo conceituado escritor de literatura infantil António Torrado.

Mundo das Fábulas

Este site apresenta fábulas de Esopo, Fedro e La Fontaine, mostrando no final de cada, a moral da história. Também tem actividades relacionadas com as fábulas.

Conta-me uma história

Mais um site adorável com histórias para crianças.

Turma do Saber

Site brasileiro destinado ao entretenimento, com jogos, banda desenhada, jornal, vídeos, curiosidades, …

Contando Historia

Site que apresenta fabulas, historias (mundo fantástico das fadas, gnomos,..), contos, curiosidades, …

Sitio dos miúdos

Site muito bem elaborado e apelativo, que nos apresenta várias secções (o Mini-Click; Planeta Click; Brincar e Aprender; Passatempos e também uma secção para pais e educadores). Cada uma destas componentes apresenta varias secções. Dentro do Brincar e Aprender, entre outros, há o Jogo da Sabedoria com actividades variadas de matemática, língua portuguesa e estudo do meio; o Laboratório com experiências e o English Factory para aprender inglês. Este site apresenta uma componente didáctica e de divertimento, interagindo de maneira engraçada com as crianças.

Divertudo

Site brasileiro com brincadeiras, jogos virtuais, adivinhas, magia, ensinar a desenhar, vídeos, …

Snith Júnior

Snith Júnior é um site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, com informações acerca o ciclo da água, os rios de Portugal, catástrofes naturais,.. Apresenta historias, jogos, adivinhas, ditados populares, … Este site é importante, pois alerta a criança para um problema muito importante na actualidade – a água (que se deve poupar,..). Através deste site podemos abordar um problema fulcral que é a educação ambiental.

Clube do Solzinho

Site brasileiro que apresenta a turma do Solzinho (Bia, Vítor; Girassol;..), jogos (Labirinto, Bruxa; Lápis, Lince, Star Wars, Tangram;..), banda desenhada e cartões virtuais. Tem por base o divertimento da criança.

Klic

Site da Prevenção Rodoviária Portuguesa para crianças com actividades, vídeos, informações úteis, wallpapers,..

Ciência em casa

Site que apresenta várias experiências, referindo regras de segurança, equipamento rudimentar (de uso quotidiano), conceitos importantes (glossário), questionário,.. Apresenta as seguintes secções: O mundo da Matéria, Forças e Energia, Electrões em acção, Produza em casa, Sabias que; … Uma maneira de aprender divertida.

Borboletas, Chapins e Golfinhos

Site com actividades. Está agrupado em três secções – Borboletas, Chapins e Golfinhos. Estas aplicações interactivas encontram-se organizadas segundo critérios associados a competências básicas dos seus destinatários – alunos em fase escolar (1º Ciclo), pré-escolar ou em educação especial.

A viagem de Vasco da Gama

Site do Centro de Competências Nónio XXI da ESE de Santarém. Apresenta biografia do Vasco da Gama, documentos que localizam espaço – temporalmente a época, jogos e actividades, … Site bem elaborado e apelativo, que demonstra um nível elevado de interacção, provando que é possível aprender história brincando.

Historias do Capuchinho Vermelho e de lobos bons…

Site muito engraçado, apelativo e inovador. Apresenta várias histórias baseadas no famoso conto “ O Capuchinho Vermelho”. Através das histórias há diversas actividades como recontar a história, a partir das imagens, ver algumas imagens, ouvir alguns sons…

Os traquinas

Site com histórias, adivinhas, músicas, desenhos, jogos, lengalengas, receitas e actividades. Apresenta artigos para os pais e professores, pretendendo criar um espaço para aqueles que lidam directamente com as crianças. Oferece uma selecção de artigos, que extraídos de revistas, procuram responder a situações que podem ocorrer com crianças.

Os catraios

Site para crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, pré-escolar, pais e professores, de Trás – os – Montes. Contém, entre outros, as histórias do Avô Continhos; professores (Sala de Recursos, Dossier de Legislação para Professores, …); papás e mamãs (Catálogo de Websites Educativos…); escolas (Listagem de Instituições Educativas - governamentais e não-governamentais, …), hiperligações a outros sites,..

 Nickelodeon

Site oficial da Nickelodeon de Portugal. Apresenta uma secção das personagens, fun zone (jogos, vídeos e wallpapaers), passatempos, programação, …

Bugi Gangue

Site brasileiro muito encantador e divertido. Apresenta várias secções como: personagens, mural, banda desenhada, matérias (como fazer, experiências, bastidores, no estilo, …), bugigangas (clip arts, protectores de ecrã,..), diversão (humor, como desenhar, actividades, …), …

Cidade da Malta

Site que apresenta várias secções como: bairro (ciência e tecnologia, ambiente, arte e cultura, parlamento,..), moradores, parque de jogos (adivinhas e anedotas, downloads,..), biblioteca, personagens, … Link com uma componente de entretenimento e didáctica, interagindo de forma criativa com a criança.

Meleca

Site brasileiro com jogos, actividades, dicas, histórias, você sabia, seus direitos, nossas notícias, etc…

Brincando com a ciência

Site brasileiro que apresenta jogos, experiências (fazendo um “ tornado” em casa, magnetos “ líquidos”, …), curiosidades, humor,.. Mostra assuntos interessantes como a atmosfera, cometas, universo, sistema solar, oceanos, …

 O Poder das Emoções

Site brasileiro muito apelativo, sendo direccionado para a criança a um nível emocional. Contribui para ela conhecer melhor os seus sentimentos, o seu modo de agir e de resolver conflitos interiores. Apresenta tirinhas, testes de emoção (muito originais), jogos, frases efeito, cartões, download, actividades, … Também oferece uma secção para os pais e professores com artigos, testes (como agir com as crianças, …), …

Ciência a Brincar

Site que apresenta várias experiências (exemplo: onde fica o norte; o que faz encher o balão; de que cor é a luz do sol; afunda-se ou não; quantas imagens vês, …).

 Tio Gui – Fabrica de Artes e Lazer

Mais um site brasileiro com várias componentes: meio ambiente, astronomia, adivinha, jogos (jogo da velha, damas, fósforos, …), dobraduras (coelho, helicóptero, …), sombras chinesas, magia, ar livre (fazer uma bússola e uma luneta), artes (ilusão óptica), banda desenhada, …

 Júnior

Site dedicado ao pré – escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico apresenta: noticias, animais (direitos dos animais, tigre, gorila, lobo ibérico, colibri, …), sabias que (conselhos úteis de segurança, os jogos olímpicos, ano novo chinês, escutismo, o cérebro, os dentes, …), desporto, famosos (ciências, artes, história, música, personagens, desporto, escrita e outros), jogos (legendas geografia, roda dos alimentos, dominó, legenda distritos, legenda boca e dentes, …), vamos fazer (semear uma árvore, pedras pintadas, mousse de chocolate, caleidoscópio, fantoche de trapos, mobile de peixinhos, receitas de halloween, postais de natal, …), ambiente (o efeito de estufa, poupar energia em casa, recordes do mundo da natureza, o aluno amigo do ambiente, …), Portugal (a padeira de Aljubarrota, D. Pedro e D. Inês de Castro, a bandeira ao longo dos séculos, o terramoto de 1755, …), … Tem uma componente didáctica, de divertimento e curiosidade.

Clube dos contadores de histórias

Em tempos tão acelerados, onde não há lugar para a meditação e em que as questões materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas e belas histórias, pode claramente contribuir, para um engrandecer de perspectivas que a sociedade tem querido, restringir às superficialidades do dia-a-dia. Um site sublime, com lindas ilustrações, onde se podem escolher histórias majestosas para explorar com as crianças.

Esperamos que gostem e disfrutem.

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Imagens para colorir da Angelic Prety

10-12-2010 14:12

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Os Programas educativos

10-12-2010 13:40

   

Actualidade em termos de aprendizagem de programas educativos (TV, DVD, Internet, …)

A multimédia é hoje uma poderosa forma de comunicar ideias, procurar informações e vivenciar conceitos, mais do que qualquer outro meio de comunicação já inventado, pois, incorpora todos os tipos de médias existentes. O seu potencial está na possibilidade de oferecer uma experiência individual superior à de outros meios, além de oferecer a “interactividade”, que é a capacidade dada ao usuário de interagir com o meio. Considerados durante muito tempo como dois mundos distantes e aparte, actualmente, tanto a Escola como os Media, tendem a ser vistos como duas faces da mesma moeda. Num primeiro momento e ao longo do processo de socialização, a criança fazia parte integrante de dois mundos complementares embora distintos: a família e a escola. Da educação formal na sala de aula, a criança continuava a sua formação pessoal em casa. Eram poucos os agentes externos a este processo e, na generalidade, com um poder diminuto, quer em relação à escola, quer ao núcleo familiar. A partir do boom que caracterizou o desenvolvimento dos meios de comunicação social – considerando neste caso o final do século XX –, o quadro do ensino que se manteve estável durante décadas alterou-se. Os médias entraram definitivamente no processo de socialização, primeiro de forma lenta e ‘sub-reptícia’, depois já como presença inegável na formação e educação. É um desafio trabalhar com esses meios para educar. A educação e o trabalho com crianças exigem um cuidado pedagógico específico. Neste sentido, a necessidade de testar a utilização destes meios, exige a criação de um ambiente próprio para a prática educativa, evitando a apresentação de um produto que não atenda aos objectivos educacionais e possivelmente não atingindo a finalidade para o qual está predestinado: educar através da tecnologia num ambiente virtual próprio para crianças, ampliando o espectro de possibilidades de interacção social e educacional. Este é um momento em que o software didáctico bem utilizado pode ser extremamente importante não só na aquisição destas competências, mas também na familiarização com as Tecnologias da Informação. Os desafios que são colocados à Escola impõem a utilização das novas tecnologias. No tempo actual não é possível pensar o ensino e a aprendizagem, sem que os alunos interajam com estes média. Esta é uma condição importante, é mesmo um imperativo fundamental de cidadania. Não é, por isso, estranho que os computadores e a sua utilização se tivessem transformado num importante elemento na discussão do desenvolvimento das Escolas. É reconhecida a influência que as TIC têm já no percurso escolar dos alunos e sabe-se que no futuro vai ser banal a exigência de que saibam manusear o computador em qualquer profissão.

 

 Os Programas educativos

Ao seleccionar um programa educativo têm de se considerar diversos aspectos como: os conteúdos (temas, áreas curriculares...); os destinatários (critérios baseados nos níveis educativos, idade, conhecimentos prévios…); os objectivos educativos que se pretendem alcançar (conceptuais, procedimentos, atitudes ou outros); as actividades cognitivas, afectivas e psicomotoras (memorização, aplicação, analise, avaliação; recepção, resposta, valorização; …) e a sua estratégia didáctica (entreter, instruir, motivar, explorar, experimentar...) …

 

A “ Rua Sésamo “ 

O programa “ Rua Sésamo” é um dos indicados quando se trata de exemplificar os possíveis benefícios da televisão no desenvolvimento cognitivo da criança, em especial das crianças oriundas de famílias carenciadas, crianças que assim puderam usufruir de experiências pré-escolares em casa, compensando, em parte, as desvantagens de não frequentarem o ensino pré-escolar. Estudos realizados, com crianças em idade pré-escolar, revelaram que, quando expostas ao referido programa apresentavam melhorias em várias competências importantes para o rendimento escolar, como o reconhecimento de letras e de números, por exemplo, bem como em outro tipo de competências. Intelectualmente pouco estimuladas, estas crianças foram expostas a uma linguagem visual e sonora adequada à sua capacidade de compreensão do mundo, de representações concretas através de estímulos sensoriais. A televisão foi capaz de ensinar a estas crianças representações simbólicas da realidade.

 

 A “Rua Sésamo”, mais do que uma diversão, é acima de tudo, um importantíssimo instrumento pedagógico que sabe definir valores morais e éticos que se traduzem por meio de personagens simples, humildes e muito divertidas.

“Rua Sésamo” é um programa infantil vocacionado para a educação, com componentes pedagógicas mas, não esquece o divertimento, que é, aliás, privilegiado como fio condutor da acção. Ensinar, brincando, pode ser um dos lemas da “Rua Sésamo”. Uma rua diferente, onde se passam coisas bonitas e divertidas, onde se podem encontrar personagens enternecedoras como o Poupas, passarão de cor alaranjada, exótica, ingénuo e que faz muitas perguntas e o Ferrão, bicho-cabeludo rezingão, com frequentes crises de humor, mas, no fundo, é uma personagem enternecedora.

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Hot Potatoes

08-12-2010 12:06

O Hot Potatoes é um software educacional canadiano usado para criar exercícios sob a forma de objectos digitais para publicação na World Wide Web. É gratuito desde que utilizado para fins pedagógicos e possibilite que outros possam aceder aos exercícios na Web.

Concebe um pacote de cinco aplicativos que facultam a elaboração de actividades dinâmicas através da inserção de textos, perguntas, respostas, figuras, temporizador e outros, utilizando páginas Web. Denominam-se: JCloze – exercícios de preenchimento de lacunas; JCross – exercícios de palavras cruzadas; JMatch - exercícios de combinação de colunas (textos e/ou imagens); JMix – exercícios de análise de sentenças e por fim JQuiz exercícios de escolha múltipla.

O Hot Potatoes apresentado, abaixo, foi efectuado pelo nosso grupo:

- do JCross: " Os Astos " ;

- do  JCloze: "  Formação de Portugal ";

- do JMatch:  " Learn english - Animals "

- do JMix: "  Números decimais " ;

- do JQuiz: " O Elefante ( Questionário ) ".

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Webquest e Caça ao Tesouro

06-12-2010 10:52

Webquest

Um webquest é um termo criado por Bernie Dodge, que se baseia numa abordagem à organização de conteúdos web no contexto do ensino, manifestando-se em desafios a que os alunos respondem usando a Internet. A ideia é utilizar a Internet como uma parte integrante da actividade lectiva, adaptável a qualquer matéria e a qualquer nível de ensino. Pretende ser uma actividade de aprendizagem assente na investigação em que a riqueza de conteúdos existentes na Internet é explorada de forma dirigida. Parte de um tema e de determinados objectivos educacionais, que o professor organiza e estrutura em forma de desafio que deve ser solucionado pelos alunos. Trata-se de racionalizar a utilização de recursos online, tornando o processo de pesquisa na Internet menos cansativo e mais compensador.

O construtivismo apresenta um papel cada vez mais importante no ensino, privilegiando as capacidades e os processos mentais dos alunos. Os webquests oferecem uma boa solução de apoio a este método de ensino pois, solicitam esforços de pesquisa, análise e síntese, incrementando processos cognitivos simultâneos à aprendizagem e, uma vez que a aquisição de conhecimento não é realizada através da memorização, potenciam, ainda, o uso da imaginação e da habilidade. Devido a estas enormes potencialidades, os webquests constituem uma ferramenta didáctica revolucionária a que educadores e educandos não podem ficar alheios. Extraem o melhor da possibilidade de pesquisa na Internet ao citarem as procedências de pesquisa mais adaptadas a determinadas matérias, contextualizando e encaminhando a aprendizagem das mesmas. A sua vantagem reside no facto de envolver áreas curriculares relativamente às quais os professores vulgarmente sentem omissões em termos de material didáctico auxiliar.

Há cinco partes na composição de um webquestintrodução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicação das tarefas a desenvolver, no processo são citadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é referida a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionados os benefícios da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.

A introdução deve fomentar nos alunos o interesse, levando-os a esforçarem-se no webquest. Em termos cognitivos é importante considerar os conhecimentos anteriores e apontar aspectos que vão ser evidenciados. Em seguida, explica-se a tarefa a efectuar. Pode ser responder a uma pergunta, confrontar opiniões, realizar gráficos com os dados recolhidos, etc. No processo deve-se evidenciar as etapas (nitidamente enumeradas), a estrutura (expor estratégias e ferramentas a fim de obter conhecimento para realizar as tarefas) e a sua riqueza (variedade de papéis para o aluno entender distintas perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas).  Os recursos ou fontes a observar devem estar disponíveis na web. Em casos particulares podem ser dadas referências não disponíveis online, sempre que o tema o justifique. Na avaliação deve-se citar como o desempenho dos alunos será avaliado. Mencionar se a avaliação é para o grupo ou se é individual e, também incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação. Em relação à conclusão apresenta-se um resumo da experiência ministrada pelo webquest, acentuando as vantagens de realização deste trabalho. É importante despertar curiosidade para futuras investigações e, pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para investigar.

Exemplos de webquests :

Uma viagem ao Sistema Solar - do 3º ao 6º ano de escolaridade 

Alimentações - erros e correcções - 3º e 4º anos de escolaridade

A célula - 7º ano de escolaridade

Associação dos Amigos do Principezinho - 9º ano de escolaridade

1383/1385 Uma aventura na Revolucão

Uma webquest sobre webquests

Caça ao tesouro na Web

Enquanto actividade educativa baseada na   Web uma Caça ao Tesouro tem essencialmente dois objectivos de aprendizagem: aquisição de conhecimentos específicos e desenvolvimento de competências de pesquisa e selecção de informação valiosa. Uma caça ao tesouro resume-se num conjunto de questões  que podem ser respondidas  se acedermos a "sites" que contenham a informação indispensável. 

Mas um aspecto a sublinhar é o  facto do conjunto das questões parcelares terminarem com uma questão global, que funciona como o “cimento”  que dá consistência às aprendizagens  dos alunos e os leva a construir um sentido global para as pesquisas efectuadas. A questão global ("big question") que deve requerer sempre   alguma reflexão por parte dos alunos tem  uma função integradora fundamental.   

Trabalhos realizados no decurso da disciplina

O nosso grupo efectuou no desenrolar da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação uma Webquest intitulada " Os Direitos da Criança"  e uma Caça ao Tesouro sobre " As Figuras Geométricas

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Juliamariana