Silly Symphonies

03-12-2010 20:50

The Skeleton Dance

 Flowers & Trees

 

The Ugly Ducking 

Silly Symphony é o título de uma série de 75 desenhos animados produzidos pela Walt Disney Productions entre 1929 e 1939.

A série surgiu com o aparecimento do cinema sonoro e pelo potencial que Walt Disney viu nele. Steamboat Willie (1928), a terceira animação da série do Rato Mickey, fora o primeiro filme de animação sonoro da história do cinema e Walt Disney quis explorar mais  esta inovação técnica. Para tal, contratou o compositor Carl Stalling, que se tornou no primeiro director musical do cinema que teve a ideia de criar filmes de animação em que a música ditava a acção e não o contrário. Assim nasceram as Silly Symphonies, cujo primeiro filme foi The Skeleton Dance, inaugurado a 10 de Maio de 1929.

A série Silly Symphonies evidencia-se pelo facto de ter sido uma plataforma para experiências, não só a nível narrativo, mas também a nível de novas tecnologias. Destas, a que teve maior impacto, foi o então novo processo de cor de três tiras da Technicolor. Flowers and Trees (1932) foi o primeiro filme a servir-se deste novo procedimento e obteve um enorme êxito.

O sucesso estendeu-se aos Óscares, tendo as Silly Symphonies dominado a categoria de melhor curta-metragem de animação nos primeiros seis anos em que o prémio foi instituído.

No final da década de 30, Walt Disney resolveu centralizar a produção do estúdio em longas-metragens e, assim, The Ugly Ducking, em 1939, tornou-se no último filme da série. As  Silly Symphonies deixaram um importante legado, que se eterniza até aos nossos dias.

—————

Voltar


Contatos

Juliamariana