Webquest e Caça ao Tesouro

06-12-2010 10:52

Webquest

Um webquest é um termo criado por Bernie Dodge, que se baseia numa abordagem à organização de conteúdos web no contexto do ensino, manifestando-se em desafios a que os alunos respondem usando a Internet. A ideia é utilizar a Internet como uma parte integrante da actividade lectiva, adaptável a qualquer matéria e a qualquer nível de ensino. Pretende ser uma actividade de aprendizagem assente na investigação em que a riqueza de conteúdos existentes na Internet é explorada de forma dirigida. Parte de um tema e de determinados objectivos educacionais, que o professor organiza e estrutura em forma de desafio que deve ser solucionado pelos alunos. Trata-se de racionalizar a utilização de recursos online, tornando o processo de pesquisa na Internet menos cansativo e mais compensador.

O construtivismo apresenta um papel cada vez mais importante no ensino, privilegiando as capacidades e os processos mentais dos alunos. Os webquests oferecem uma boa solução de apoio a este método de ensino pois, solicitam esforços de pesquisa, análise e síntese, incrementando processos cognitivos simultâneos à aprendizagem e, uma vez que a aquisição de conhecimento não é realizada através da memorização, potenciam, ainda, o uso da imaginação e da habilidade. Devido a estas enormes potencialidades, os webquests constituem uma ferramenta didáctica revolucionária a que educadores e educandos não podem ficar alheios. Extraem o melhor da possibilidade de pesquisa na Internet ao citarem as procedências de pesquisa mais adaptadas a determinadas matérias, contextualizando e encaminhando a aprendizagem das mesmas. A sua vantagem reside no facto de envolver áreas curriculares relativamente às quais os professores vulgarmente sentem omissões em termos de material didáctico auxiliar.

Há cinco partes na composição de um webquestintrodução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicação das tarefas a desenvolver, no processo são citadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é referida a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionados os benefícios da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.

A introdução deve fomentar nos alunos o interesse, levando-os a esforçarem-se no webquest. Em termos cognitivos é importante considerar os conhecimentos anteriores e apontar aspectos que vão ser evidenciados. Em seguida, explica-se a tarefa a efectuar. Pode ser responder a uma pergunta, confrontar opiniões, realizar gráficos com os dados recolhidos, etc. No processo deve-se evidenciar as etapas (nitidamente enumeradas), a estrutura (expor estratégias e ferramentas a fim de obter conhecimento para realizar as tarefas) e a sua riqueza (variedade de papéis para o aluno entender distintas perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas).  Os recursos ou fontes a observar devem estar disponíveis na web. Em casos particulares podem ser dadas referências não disponíveis online, sempre que o tema o justifique. Na avaliação deve-se citar como o desempenho dos alunos será avaliado. Mencionar se a avaliação é para o grupo ou se é individual e, também incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação. Em relação à conclusão apresenta-se um resumo da experiência ministrada pelo webquest, acentuando as vantagens de realização deste trabalho. É importante despertar curiosidade para futuras investigações e, pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para investigar.

Exemplos de webquests :

Uma viagem ao Sistema Solar - do 3º ao 6º ano de escolaridade 

Alimentações - erros e correcções - 3º e 4º anos de escolaridade

A célula - 7º ano de escolaridade

Associação dos Amigos do Principezinho - 9º ano de escolaridade

1383/1385 Uma aventura na Revolucão

Uma webquest sobre webquests

Caça ao tesouro na Web

Enquanto actividade educativa baseada na   Web uma Caça ao Tesouro tem essencialmente dois objectivos de aprendizagem: aquisição de conhecimentos específicos e desenvolvimento de competências de pesquisa e selecção de informação valiosa. Uma caça ao tesouro resume-se num conjunto de questões  que podem ser respondidas  se acedermos a "sites" que contenham a informação indispensável. 

Mas um aspecto a sublinhar é o  facto do conjunto das questões parcelares terminarem com uma questão global, que funciona como o “cimento”  que dá consistência às aprendizagens  dos alunos e os leva a construir um sentido global para as pesquisas efectuadas. A questão global ("big question") que deve requerer sempre   alguma reflexão por parte dos alunos tem  uma função integradora fundamental.   

Trabalhos realizados no decurso da disciplina

O nosso grupo efectuou no desenrolar da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação uma Webquest intitulada " Os Direitos da Criança"  e uma Caça ao Tesouro sobre " As Figuras Geométricas

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